22/10/06

TERMINUS 18: PELO BEM DAS NOSSAS CRIANÇAS

A SIC portou-se mal. Foi uma menina feia. E por isso a nova madrasta da comunicação social portuguesa, a Entidade Reguladora da Comunicação (ERC) decidiu pô-la de castigo.
Isto assim, explicado em linguagem de retardado, até é fácil de perceber. Mas, mesmo que eu recorresse a alguns dos termos usados no relatório da ERC como “Os valores para que remetem as imagens são degradantes e, não menos importante, arcaicos face às preocupações e ideais geralmente identificados com os da juventude” a coisa continuaria a ser mais ou menos fácil de entender.
A razão por trás deste processo imposto à SIC tem a ver com a sexonovela ‘Jura’. Em concreto, com spots autopromocionais que a SIC terá exibido[1] da referida sexonovela em horário impróprio. Ao que parece não se pode fazer publicidade a programas de índole sexual à hora em que as criancinhas estão em casa a ver a ‘Floribela’.
Devo dizer que a decisão da ERC me fez (e continua a fazer) confusão. Por um lado, conheço mais ou menos o Código pelo qual a ERC se rege e tenho quase a certeza que agiu bem. Por outro lado, posso dizer que agiu tardiamente e sobre a arraia miúda, por assim dizer. Sim, a SIC fez alusões a conteúdos sexuais em horário impróprio. Foi punida por isso. Certo. Mas não fizeram nada em relação à ‘Floribela’.
Se nunca fizeram a comparação, não se preocupem. Eu faço-vos a papinha toda. Ora vejam. ‘Jura’ é uma telenovela sexual feita para adultos. Por acaso passaram uns spots a horas más. Agora vou falar-vos da ‘Floribela’.
A Floribela é uma telenovela infantil. E vejam que boa influência é para as nossas crianças.
Ela fala com fadas, tem os olhos sempre brilhantes e tem ataques de fúria quando o seu príncipe não admite os seus sentimentos. E as crianças gostam disto. Elas gostam duma jovem esquizofrénica, com tendências bipolares que, ainda por cima, é militante do PPM. E não se esqueçam dos olhos brilhantes. O que é que ela toma?
Sem dúvida não é um exemplo que eu gostaria de partilhar um dia com os meus filhos. “Filho, não chateies o pai. Vai ver a ‘Floribela’.” Nunca. Pode me chatear o tempo que quiser.
E depois temos as músicas e os spots. Os spots do ‘Jura’ são nefastos para a mente das nossas crianças? Desviantes? Atenção à letra do spot da ‘Floribela’: “para a frente e para trás / para cima e para baixo” e logo a seguir, com um sorrisinho maroto, “prontos para mais uma?”
A ‘Floribela’ é vista por crianças e pré-adolescentes recém-iniciados em práticas de auto-satisfação. Mas não é preciso ver a ‘Floribela’ para ver um spot sem querer. Os ‘iniciados’ vêem o spot, acompanham a letra a pulso e perante a questão “Prontos para mais uma” eles são capazes de corresponder em tempo recorde. Ora, isto faz inveja aos mais crescidos. Alguns para dar uma precisam de tomar um comprimido, quanto mais dar duas.
Se isto não for crueldade da SIC, é desleixo da ERC.

[1] Se são autopromocionais, não deveriam ser feitos pela própria sexonovela?

1 comentário:

Maria Papoila disse...

epah tu as x tens com cd uma... a floribela é super-hiper-mega-ri-fixe tá? sim ela toma substancias psicotropikas (por ixo é k ela ta smp nas urgencias... kais kebras d tensao ou indigestoes ou la o k eles inventam), sim ela é bipolar, sim ela usa smp saia (ninguem usa smp saia...ninguem)... sim ok a propria novela ensina os miudos e enganar o proprio irmao, mentir, fugir d casa mas o k interexa é k as criancinhas gostam!!
ta td dito...
bjiiis*