01/07/10

TERMINUS 110: A VERSÃO COMPLETA E OUTROS EXEMPLOS

Fiquei muito impressionado com o mini-discurso que o nosso Primeiro-Ministro fez a propósito do jantar de homenagem a Mário Soares. Achei-o simples e conciso. Por outro lado, fiquei também um pouco desiludido ao descobrir que José Sócrates tinha escrito uma versão mais desenvolvida do mesmo discurso há muitos anos atrás e escolheu não a usar. Eis a versão completa:

MÁRIO SOARES
Os políticos são nossos amigos porque são boas pessoas. O papá e a mamã são boas pessoas. O papá e a mamã não são políticos. Os políticos são patriotas. O papá e a mamã também são patriotas. A senhora professora diz que é patriota porque gosta de Camões e quem gosta de Camões é patriota. Mário Soares é um patriota, gosta de Camões. Eu sou patriota, eu gosto de Camões. O papá e a mamã são patriotas, o papá e a mamã gostam de Camões. Eu gosto dos políticos que gostam de Camões. Eu gosto da senhora professora porque ela gosta de Camões e ela é patriota. O papá e a mamã gostam de Camões e eu gosto do papá e da mamã. Eu gosto muito do Doutor Mário Soares. Quando eu ser grande quero ser como o doutor Mário Soares.

Outros exemplos:

JAIME GAMA
Jaime Gama é um bom Presidente da Assembleia da República, gosta de Vergílio Ferreira. Eu gosto de Presidentes da Assembleia da República que gostam de Vergílio Ferreira. Eu gosto muito do doutor Jaime Gama.

CAVACO SILVA
Cavaco Silva é um bom Presidente da República, gosta de bolo-rei. Eu gosto de Presidentes da República que gostam de bolo-rei. Eu gosto de Cavaco Silva.

Mais exemplos virão.

Sem comentários: