22/11/10

TERMINUS 172: DIA MUNDIAL DO QUE FOR

Hoje é dia 21 de Novembro e tenho quase a certeza que este dia é o Dia Mundial de... qualquer coisa. Tem de ser. Aqui há tempos, deu na televisão uma reportagem sobre o Dia Mundial do Ovo. E não, não foi no dia 1 de Abril. Eu, às vezes, costumo deixar algumas notícias para trás, mas esta não foi uma dessas ocasiões. Foi no dia 8 de Outubro que se “comemorou” isto.

Qual é o meu problema? Eu não tenho nada contra o Dia Mundial do Ovo. Eu gosto de ovos, gosto deles estrelados, mexidos, cozidos, gosto de omeletes. Mas faz-me impressão que se assinale tanta efeméride. Pra quê? Os criadores de aves não passaram a vender mais ovos porque alguém lembrou-se de declarar o dia 8 de Outubro como o Dia Mundial do Ovo.

E quem foi essa alminha esperta? Não se sabe? Sabe-se pois. Foram os senhores da IEC. É parecido com o som que fazemos quando descobrimos um ovo podre, eu sei, mas é na verdade a sigla de International Egg Comission. Uma Comissão Internacional de Ovos. E depois dizem que esta humanidade perdeu o seu rumo. E com razão.

Há cenas que merecem ter um dia próprio. Há outras que, lamento muito, não merecem. Não porque sejam irrelevantes, nada disso. O ovo é importante e são válidas as justificações a que os promotores deste dia recorrem. Só que não é algo que mereça um Dia Mundial. Isto é assim porque, nem toda a gente gosta de ovos e nem toda a gente pode comer ovos. Há ainda, para aqueles que não se lembram, algumas zonas deste nosso lindo planeta onde as pessoas não têm sequer gravilha para comer, quanto mais ovos.

Um dia dedicado ao coração, por exemplo, é algo que, sim senhor. Todos nós temos coração e não falo em sentido romântico, falo no sentido orgânico do termo. Todos nós temos coração ou algo que faz as vezes de coração. Dedicar um dia ao coração é importante. E reparem bem, eu disse um dia. Se é parvo dedicar um dia a coisas que não interessam, dedicar vários dias a qualquer tema, por muito importante que seja, também não me parece boa ideia.

Reparem, nós temos o dia 14 de Fevereiro que é, ao mesmo tempo!, o Dia do Doente Coronário e o Dia da Insuficiência Cardíaca (e é também o Dia dos Namorados e o Dia Europeu da Disfunção Sexual; tudo a ver com o coração, portanto). Temos também o dia 31 de Março que é o Dia Nacional do Doente com AVC e o dia 29 de Outubro, que assinala o Dia Mundial para a Prevenção dos AVC. Não sei o que é que vocês acham, mas parece-me mal pensado colocar a prevenção antes do AVC propriamente dito.

A não ser que tenham sido portugueses a elaborar isto. Basta pensar na sinistralidade rodoviária para ficarmos conscientes de que só nos preocupamos com a prevenção quando já não há nada a prevenir.

Uma última nota, os Dias Mundiais oficiais vêm todos listados no site da UNESCO. Tudo o resto, incluíndo este do Ovo, é para enganar otários. A propósito, sabia que hoje é o Dia Mundial do Tetra Pak?

Sem comentários: