12/01/11

TERMINUS 204: QUESTÕES DO FORO PRIVADO

Olá, meus rojõezinhos! E então? Continuam em pulgas pelas eleições que estão prestes a acontecer, ou já tomaram uma aspirina e perceberam que as coisas não vão mudar assim tanto? Na minha crónica de hoje trago-vos um tema que é sempre tão bem explorado pelo homem: a menstruação. E atenção que “explorado” não é um termo utilizado ao acaso.
Parece que na Noruega existe uma empresa em que as trabalhadoras são obrigadas a utilizar uma bracelete vermelha sempre que estiverem com o período. A medida está a ser fortemente contestada pelos sindicatos, que acusam a empresa de descriminação. A empresa defende-se, dizendo que, graças a este sistema, essas funcionárias podem passar mais tempo na casa de banho.
Em muitos aspectos eu admiro a Noruega, a Suécia, enfim, esses países nórdicos onde as coisas tendem a funcionar bem. Este caso não é exemplo disso. Uma medida que permite menos tempo de trabalho é uma medida contraproducente. Tenho dificuldade em perceber estes sindicalistas. Em vez de ficarem contentes porque existe um grupo que passa a trabalhar menos, ficam indignados por esse grupo ser obrigado a utilizar um acessório de modo.
É uma medida que mexe na privacidade nas pessoas? Mais ou menos. Quem trabalha com mulheres, sabe que elas estão a par dos ciclos menstruais de todas; quem fica de fora deste baralho são os homens. Portanto, esta questão da privacidade só é privada até certo ponto.
Em Portugal ainda ninguém se lembrou de fazer isto. E ainda bem. A avaliar por alguns casos, certas mulheres ficariam com o braço marcado de tanto andar com a bracelete colocada. Outras, mais púdicas, ficariam da mesma cor da bracelete, tornando-a obsoleta.
Quanto aos homens, não se pense que escapam ao crivo patronal. Se as mulheres são obrigadas a utilizar bracelete, os homens têm de picar cartão sempre que forem à casa de banho. Esta medida já não me desagrada, na medida em que me permitiria contabilizar quanto tempo é que passo na casa de banho. Seria uma ajuda imprescindível para poder organizar melhor o meu dia a dia.

Sem comentários: