29/04/12

TERMINUS 300: O FIM


O primeiro artigo do blogue Protuberância foi publicado a 29 de Abril de 2006. Seis anos depois é tempo de fazer um balanço, fechar a porta e seguir para novas paragens.

Este não foi o primeiro blogue que criei, nem foi aquele a que mais tempo e atenção dediquei. Foi, aliás, bastante ignorado e mal-tratado nos seus primeiros meses, diria mesmo anos, de vida. Às vezes, por falta de tempo, outras, por pura preguiça, negligenciava a escrita e publicação de artigos com outras afazeres, uns mais prioritários, outros nem tanto.

O blogue Protuberância começou por ser um texto de despedida afixado numa porta. Corria o ano de 2005, trabalhava eu no Centro de Cópias da Universidade Autónoma de Lisboa, no Pólo da Boavista, e nos seis meses que lá estivera criara uma relação de amizade com muitos alunos e professores. Os alunos de hoje ignoram isto, mas havia nesse tempo uma batalha de egos entre os cursos de Arquitectura e de Ciências da Comunicação, batalha essa capaz de fazer parecer a Guerra Civil Americana uma amena discussão no trânsito.

Quando soube que iria sair dali para iniciar um estágio na Biblioteca Municipal da Moita, resolvi expressar a minha opinião sobre esse conflito sem sentido e afixá-lo na porta do estabelecimento. Não tardou muito até eu decidir ir um pouco mais além, criando aquele que seria o meu terceiro blogue.

Durante os primeiros da sua existência, os artigos eram publicados quando havia tempo e vontade. Tanto podia estar semanas, meses, sem escrever nada, como podia escrever vários artigos no mesmo dia. (Na prática isso não mudou muito. Só que hoje em dia já sei programar os dias de publicação, coisa que antes não fazia.)

Em 2010 houve alguém que me disse que eu devia apostar a sério nas minhas crónicas. Motivado por esse desafio, contactei diversos jornais e disponibilizei-me a escrever para eles artigos de humor. Dos vários que aceitaram a minha proposta, há três (Jornal do Barreiro, O Rio e O Primeiro de Janeiro) que publicam com maior frequência textos de minha autoria. Não recebo qualquer remuneração por isso, mas é uma forma de chegar a outros públicos.

Em simultâneo com a existência deste blogue desenvolvi e concluí vários projectos. Dessa lista, constam os seguintes trabalhos:

O CAMINHO DE VOLTA - Guião para longa-metragem. Em revisão.
REDENÇÃO & DEVER - Guião para longa-metragem. Em desenvolvimento.
O CONVITE - Guião para longa-metragem. Em desenvolvimento.
R.P.G. - REAL PLAYING GAME - Guião para longa-metragem, escrito em parceria com David Rebordão. Produzido pela MGN Filmes. Em breve nos cinemas.

A CHAMADA - Guião para curta-metragem, realizada por Vasco Rosa. Disponível no MEO Videoclube
SINAPSE (aka SYNAPSIS) - Guião para curta-metragem, escrita com a colaboração de Vasco Rosa e José Inácio. Em stand-by.
SONHOS DENTRO DE SONHOS - Guião para curta-metragem. À espera de realizador.
A ARCA - Guião para curta-metragem. À espera de realizador.
A FÓRMULA DA FELICIDADE - Guião para curta-metragem. À espera de realizador.
DO OUTRO LADO (aka A PORTA) - Guião para curta-metragem. À espera de realizador.
CATIVA - Guião para curta-metragem. À espera de realizador.
DA LUCIDEZ À LOUCURA - Guião para curta-metragem. A ser reformulado para longa-metragem.
ESPELHO FALSO - Guião para curta-metragem. À espera de realizador.
O EXCLUSIVO - Guião para curta-metragem. À espera de realizador.
O LIVRO - Guião para curta-metragem. À espera de realizador.
P(L)ANO DE FUNDO - Guião para curta-metragem. À espera de realizador.
A PRIMEIRA VEZ - Guião para curta-metragem. À espera de realizador.
PSICOAPATIA - Guião para curta-metragem.A ser reformulado para longa-metragem.
SOB VIGIA - Guião para curta-metragem. À espera de realizador.
OS ÚLTIMOS QUARENTA MINUTOS DA MINHA VIDA - Guião para curta-metragem. À espera de realizador.

A INTERSECÇÃO - Guião para episódio piloto, mais dois episódios seguintes.
O ÚLTIMO - Guião para episódio piloto, mais quatro episódios seguintes.

UM CAPPUCCINO VERMELHO - Romance de ficção. Nova versão.
PÁTRIA ATRAVESSADA - Livro de viagem. A estudar hipóteses de publicação.
HISTÓRIAS EM AVULSO Contos de diversos géneros. Em revisão.
A IMAGEM - Romance de ficção. Em revisão.

É claro que esta lista, por mais extensa que pudesse ser, não desculpa o desleixo que, por vezes, demonstrei para com este blogue, embora, de certa forma, ajude a explicar o porquê desse comportamento. Portanto, contas feitas, foram seis anos produtivos q.b. e fecho esta porta consciente e satisfeito pelo trabalho que fiz.

O blogue Protuberância continuará disponível para quem o quiser visitar, mas os seus artigos terminam aqui. A partir de agora estarei no meu novo blogue: ângulo obtuso.

Visite-o já pois tem um passatempo à espera.

Sem comentários: